As Diferenças entre Regime de Caixa e Regime de Competência

A diferenciação entre os regimes de caixa e competência é uma questão muito relevante, e que influencia diretamente o setor contábil de uma empresa.

É muito importante lembrar que a contabilidade é responsável por fazer o registro financeiro da vida de uma empresa. Esses regimes proporcionam ponto de vistas diferentes sobre o negócio.

Para melhor compreensão dos regimes mencionados, precisamos entender o que é um lançamento contábil.

Na contabilidade, tudo aquilo que possa afetar o patrimônio da empresa, é registrado por meio de um lançamento contábil. Isso ocorre em diversas situações como pagamentos a fornecedores, pagamento de salários, compras, vendas, dentre outros.

Assim, tanto o regime de caixa como o regime de competência, são diferentes maneiras de registrar esses lançamentos.

Quais são as diferenças entre os Regimes?

A questão principal para diferenciar o Regime de Competência e o Regime de Caixa é a forma que serão feitos e registrados os lançamentos.

  • Regime de Competência, a entrada ou saída é registrada na data em que o aconteceu o fato.

O que importa nesse regime é o chamado Fato Gerador, ou seja, a data da situação que deu origem ao lançamento.

  • Regime de Caixa, o lançamento contábil é realizado no momento do pagamento ou recebimento.

Há obrigatoriedade de a empresa adotar algum desses regimes?

O regime por competência é obrigado para alguns tipos de empresas como as do Lucro Real e as Sociedades Anônimas, no entanto, as empresas optantes pelo Simples Nacional ou as tributadas pelo Lucro Presumido, podem aderir ao regime de caixa.

O regime de competência não é obrigatório a todas as empresas, e ainda que ele que fosse não impediria que fosse adotado outros regimes para facilitar a administração ou gestão do negócio.

O regime de competência dá uma perspectiva mais ampla sobre o negócio, enquanto o regime de caixa dá uma visão mais detalhada da situação financeira da empresa. Logo essas perspectivas não são excludentes, mas são sim complementares.

Dessa maneira cabe ao gestor conhecer a respeito de cada um dos regimes para poder usufruir de maneira conjunta e conseguir resultados mais satisfatórios para seu negócio.

Com o conhecimento adequado é possível encontrar maneiras eficientes de organizar a vida financeira da empresa.

Fonte: Diogo Lima

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