A campanha do Janeiro Branco teve início em Minas Gerais com a intenção de debater temas relacionados à saúde mental. A campanha envolve vários profissionais da saúde e tem crescido cada vez mais. O mês de Janeiro foi escolhido devido ao início de um novo ano, momento que são idealizados novos sonhos, projetos e planos e também como o mês de colocar em evidência a importância da prevenção.
O objetivo da campanha é levar informações e conhecimento a toda a sociedade sobre os cuidados e a importância da saúde mental, bem-estar físico e social e reforçar a importância do cuidado todos os dias.
Infelizmente uma parcela da nossa sociedade está acostumada a tratar a saúde mental como algo insignificante, frescura, fraqueza entre outros. Esses comportamentos fazem com que as pessoas que estão em sofrimentos não consigam externar o que sente e não buscam ajuda.
Por isso, é importante promover diálogos, ações e debates que possibilite a quebra de “tabus”, preconceitos e esclareça dúvidas relacionadas a saúde mental e deixar em evidência a importância do cuidado consigo e com outro.
Tendo em vista, que é um tema que vem ganhando seu espaço não só pelo aumento do índice de adoecimento, mas, também pela busca de qualidade de vida é importante ficar atento aos sinais.
É possível identificar quando a saúde mental não vai bem quando surgem os primeiros sinais que podem ser:
- Perda de prazer nas atividades diárias que você gosta e costuma fazer,
- Alteração no apetite e sono,
- Impaciência,
- Insatisfação,
- Estresse entre outros.
Mas como manter a saúde mental em dia e prevenir o adoecimento?
- Faça psicoterapia: vai te ajudar e entender melhor suas emoções e comportamentos e não desista na primeira busca, é necessário formar vínculo com o profissional e isso não ocorre na primeira sessão.
- Autoconhecimento e autocuidado: podemos fazer isso de diversas formas com boas leituras, pratique exercícios físicos, saia com os amigos, saiba separar o trabalho do lazer, evite o excesso de redes sócias e notícias negativas.
- Se necessário procure ajuda médica o Sistema de saúde possui vários lugares que oferecem atendimentos (UBS. CAPS e ambulatórios de saúde mental.
Fique atento aos sintomas, e se precisar busque ajuda!
“Quem cuida da Mente, cuida da Vida!”
Fonte: Denise Ap. S. Lima